Trabalhar com adolescentes é um
desafio para qualquer tipo de profissional e nas escolas públicas
principalmente, a falta de pedagogos, psicólogos e assistentes sociais acabam
por sobrecarregar o educador que para poder ter um resultado mínimo em seu mapa
de notas muitas vezes se vê obrigado a sair do cronograma da disciplina para
poder entender as dificuldades presentes no processo de ensino e aprendizagem.
Um dos pontos que prejudicam esse
processo é que em alguns momentos a metodologia das aulas não se adéquam a
realidade na qual o aluno está inserido e assim o educador se vê no solitário
papel de avaliar o seu próprio trabalho. Foi em meio a essa situação que
encontrei o filme “O Fantástico Senhor Raposo”, nele a possibilidade de realizar
um Cine – debate sobre a natureza humana com os alunos do 9º ano do ensino
fundamental.
O filme retrata as inusitadas
decisões tomadas pelo Sr. Raposo, um cara que em sua juventude era apaixonado
por roubar aves em companhia de sua namorada até que se vê surpreendido pela
notícia que sua amada está grávida, daí então, sua vida muda radicalmente, de
fortes emoções passa a ter uma vida pacata escrevendo para um jornal local da
cidade.
Depois de um tempo nessa vida
tranquila resolve dar uma sacudida e realizar um grande ultimo trabalho,
mexendo com a vida de todos que estão em sua volta, o plano é roubar os três
mais cruéis e ponderosos fazendeiros da localidade. No decorrer do filme são
abordados temas muito corriqueiros na vida dos adolescentes, tais como:
Gravidez não planejada, necessidade de viver fortes emoções, inveja, amizade,
comunicação familiar, afirmação social entre outros.
Ou seja, um prato cheio para que
o educador possa estabelecer um diálogo com sua turma sobre esses assuntos ligando
a realidade de cada um de seus alunos.
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