Páginas

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Trabalhando a natureza humana a partir do filme "O Fantástico senhor raposo”



Trabalhar com adolescentes é um desafio para qualquer tipo de profissional e nas escolas públicas principalmente, a falta de pedagogos, psicólogos e assistentes sociais acabam por sobrecarregar o educador que para poder ter um resultado mínimo em seu mapa de notas muitas vezes se vê obrigado a sair do cronograma da disciplina para poder entender as dificuldades presentes no processo de ensino e aprendizagem.

Um dos pontos que prejudicam esse processo é que em alguns momentos a metodologia das aulas não se adéquam a realidade na qual o aluno está inserido e assim o educador se vê no solitário papel de avaliar o seu próprio trabalho. Foi em meio a essa situação que encontrei o filme “O Fantástico Senhor Raposo”, nele a possibilidade de realizar um Cine – debate sobre a natureza humana com os alunos do 9º ano do ensino fundamental.

O filme retrata as inusitadas decisões tomadas pelo Sr. Raposo, um cara que em sua juventude era apaixonado por roubar aves em companhia de sua namorada até que se vê surpreendido pela notícia que sua amada está grávida, daí então, sua vida muda radicalmente, de fortes emoções passa a ter uma vida pacata escrevendo para um jornal local da cidade. 

Depois de um tempo nessa vida tranquila resolve dar uma sacudida e realizar um grande ultimo trabalho, mexendo com a vida de todos que estão em sua volta, o plano é roubar os três mais cruéis e ponderosos fazendeiros da localidade. No decorrer do filme são abordados temas muito corriqueiros na vida dos adolescentes, tais como: Gravidez não planejada, necessidade de viver fortes emoções, inveja, amizade, comunicação familiar, afirmação social entre outros. 

Ou seja, um prato cheio para que o educador possa estabelecer um diálogo com sua turma sobre esses assuntos ligando a realidade de cada um de seus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário